Para muitos, exercitar-se diariamente é um pesadelo, exercitar-se no frio, impossível. Certamente não é fácil tirar o corpo da inércia em dias gelados como os de Curitiba. Precisa gostar muito. Além da preguiça, o frio pode proporcionar outros desafios para o corpo biológico e emocional:
- O ar frio pode provocar estreitamento das vias área, também conhecido como broncoconstrição. além disso, reduz o fluxo expiratório, pela dificuldade em inspirar;
- A exposição prolongada ao frio está associada a um aumento no desconforto respiratório e sintomas como tosse ou chiado, o que pode comprometer a continuidade da atividade
- ‘A exposição a temperaturas de 0°C e 10°C causa uma redução significativa na temperatura da pele, especialmente em áreas como antebraço e dedos. Isso leva a uma queda acentuada na força de preensão palmar (handgrip strength) e na destreza manual, com os prejuízos sendo mais severos em temperaturas mais baixas’.
- Corrida na chuva e frio a água acelera a perda de calor do corpo, tornando a manutenção da temperatura interna muito mais desafiadora
Enfim, é pouco inspirador movimentar-se no frio, mas não impeditivo. Agasalhar-se, uso de jaquetas que cortam o vento, meias apropriadas, toucas e luvas, ajudam muito. Se esperar o frio para recomeçar os exercícios, o corpo pode deparar-se com uma nova adaptação, quem sabe mais difícil que enfrentar o frio.
A escolha é sua!





Deixe um comentário