Ninguém deixa de notar que existem aqueles que aguentam melhor os anos e aqueles que os aguentam pior. Mas por que isso acontece? E, principalmente, podemos fazer algo para cair no lado bom?
Vou aproveitar a matéria do El País (endereço anexado na postagem) para provocar uma discussão sobre envelhecimento. O que significa envelhecer e por que existem pessoas que envelhecem melhor do que outras?
Quase sempre julgamos envelhecer bem ou não quando escaneamos rapidamente o interlocutor e julgamos o quão estamos “melhor ou pior” que o cidadão na nossa frente. A barriga sempre é o ponto de referência. A pele entra em segundo lugar; cabelos brancos ou pintados; quem sabe como terceira referência e sem ordem de privilégios, a postura corporal pode ser outra linha de corte. Certamente isso não quer dizer muita coisa, mas acaba sendo o que entendemos como envelhecimento.
Como afirma a matéria o “ envelhecimento físico é resultado de uma série de fatores complexos que interagem entre si. Não existe uma causa única, por isso é difícil de entender e de manipular” o critério de estabelecer os reais motivos. Uma coisa é certa, envelhecemos porque nossas células envelhecem. Outro motivo muito bem estabelecido para explicar o envelhecimento são os telômeros – estruturas protetoras do nosso material genético e que, portanto, são essenciais para a vida das nossas células e do nosso organismo. Na medida que envelhecemos, os telômeros vão se encurtando, desgaste mesmo, devido ao trabalho para manter as células saudáveis. O processo é contínuo e galopante quando mantemos uma vida sem “ cuidados extras” e uma genética pouco colaborativa. Os telômeros se desgastam, ficando cada vez mais curtos, “ até ficarem tão curtos que não podem mais exercer sua função protetora.”
Hoje em dia é mais fácil entender o envelhecimento como um processo bem-sucedido ou não. A matéria considera como “ um estado em que a pessoa se refere sobretudo à satisfação como o momento que está vivendo.” Nesta perspectiva, bem-sucedido está além da aparência, quem sabe é o que chamamos de sentir-se realizado e com qualidade de vida.
Não sobra muito e não adianta querer entender por que alguns são mais envelhecidos que outros, quem sabe o mais difícil é entender e compreender o que ainda buscamos com a idade. Enquanto estivermos com desejos e sonhos, certamente nossa aparência será desejada.
Deixe um comentário