O nome do livro é “Bioecologia do Desenvolvimento na Síndrome de Down. Práticas em Saúde e Educação Baseadas em Evidências.” Organizadoras: Maria de Fátima J. Minetto e Beatriz E. B. V. Bermudez. Editora Íthala, 2018.
(…) “Quando falamos em teorias do desenvolvimento, muitos autores conhecidos vêm a nossa mente como Piaget (desenvolvimento em fases), Vygotsky (linguagem, mediação), Skinner (análise do comportamento), Freud (inconsciente), Wallon (movimento e afetividade), dentre outros. As teorias científicas norteiam o trabalho de diversos profissionais e revelam sua visão de homem e de mundo nos diferentes campos de atuação.
Sem dúvida, todas essas abordagens trazem grandes contribuições para os estudos do desenvolvimento. (…) A teoria, inicialmente denominada por Urie Bronfenbrenner, surge de uma crítica aos estudos da psicologia, desenvolvidos até a década de 1970. O autor se baseia na concepção de que, apesar do desenvolvimento humano ser compreendido, por estes estudiosos, como um produto da interação entre o organismo e o meio ambiente (interacionismo), as aplicações científicas e empíricas permaneciam focadas no indivíduo e em suas características, gerando um movimento que Bronfenbrenner entendeu como “uma acentuada assimetria, uma hipertrofia da teoria e pesquisa focalizando nas propriedades da pessoa, e somente a mais rudimentar concepção e caracterização do meio ambiente em que a pessoa é encontrada.”(…)
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