
Esta postagem é dedicada à minha filha, pois em breve serei avô. De longe, acompanho as dores nas costas e nos glúteos da minha filha, os chutes do bebê e a ansiedade para que a criança venha nos representar.
Mas mesmo que você não seja mulher ou não planeje engravidar, esta mensagem ainda pode ser útil, pois todos podemos ajudar as mulheres a terem uma gravidez saudável. O tema não é novidade, mas ainda não é praticado como deveria.
Hoje em dia, ver gestantes fazendo exercícios, caminhando em parques ou andando de bicicleta já não é mais algo incomum. Antes, predominava em nossa sociedade a ideia de que a prática de atividades físicas poderia prejudicar o bebê, tão frágil. No entanto, estudos comprovam que os exercícios previnem o ganho excessivo de peso, reduzem o risco de diabetes gestacional e podem evitar a depressão pós-parto.
Outro benefício é o aumento das chances de um parto normal bem-sucedido. Quando a gestante se exercita, ganha maior elasticidade, o que favorece o trabalho de parto. Práticas focadas no fortalecimento do assoalho pélvico previnem a incontinência urinária e melhoram a postura, aliviando as dores nas costas causadas pelo peso da barriga.
Os benefícios não se limitam à mãe: a atividade física melhora a circulação na placenta, permitindo que o bebê receba mais oxigênio e nutrientes, o que certamente contribuirá para o seu desenvolvimento.
No entanto, mamães, não iniciem nenhuma atividade física sem antes consultar seu médico. Geralmente, os exercícios são liberados após os três primeiros meses de gestação — período crítico para o desenvolvimento do feto. Com a autorização em mãos, procurem instrutores ou especialistas que possam orientá-las sobre as melhores atividades para o seu caso.
Os exercícios não devem ser extenuantes ou muito intensos, pois podem prejudicar o bebê. Caminhadas, hidroginástica, yoga, alongamentos, musculação leve e pilates são ótimas opções para manter-se ativa e saudável.
Aliados aos exercícios, os cuidados com a alimentação são essenciais para a saúde da mãe e do bebê.
Lembre-se: ao cuidar de si, querida gestante, você está demonstrando todo o amor por esse novo ser que está prestes a chegar ao mundo.
Cuide-se, ame-se e viva bem!
Deixe um comentário