Para quem não é íntimo, melhor mesmo Dr. Drauzio Varella. Para quem acha que ele só é médico e apresenta um programa de TV, melhor conhecê-lo melhor. Lendo os jornais, descubro que essa semana recebeu a “Mandala dos Six Majors”, prêmio para atletas que terminam as seis maratonas mais importantes do mundo; Chicago, Boston, Nova York, Berlim, Londres, Tóquio. Isso aos 79 anos, que não é pouca coisa.
Como ele também escreve sobre corrida, acompanho suas façanhas atléticas e me convenço cada dia mais que, como ele, a corrida (ou qualquer outra atividade física), é uma necessidade humana. Correr pelo modismo é difícil para qualquer um, além de cansativo e chato. Com prazer e determinação, a corrida se torna um hábito, uma obrigação.
Com os novos achados da ciência sobre os efeitos da corrida, ou, do movimento físico, a atividade física torna-se imprescindível, além dos objetivos musculares e ósseos, agora sabemos dos efeitos neurais (Sistema Nervoso Central). Algumas pessoas como Drauzio, além de todo empenho semanal em se exercitar, tiveram sorte em não se machucar muito, o que não é comum em corredores. De qualquer forma, quando implementamos propósitos em nossa caminhada, o “percurso” torna-se menos doloroso.
Há muito tenho desejos em correr essas seis maratonas, não me importa a mandala, mas pelo simples prazer em correr.
Deixe um comentário