A temática do envelhecimento me persegue, não por estar velho, mas o assunto em si. Leio e escuto sobre envelhecer com “qualidade” e não encontro nada que me seduza. Envelhecer é estar vivo, já basta – pelo menos para mim. Quando sou cobrado sobre o tema, respondo quase sempre a mesma coisa, “não esqueça do colágeno”.
Os fibroblastos iniciam a síntese do colágeno(tecido conjuntivo), quando estamos machucados, depois de grandes esforços, quando nascemos. É fundamental para músculos, cartilagens, articulações e lógico, para a pele. O tecido de granulação (reposição), depende fundamentalmente do colágeno. O colágeno é evidenciado na pele, a nossa marca de apresentação. Pele boa é pele que apresenta colágeno, o suficiente para afirmar que a pessoa é jovem.
Pois bem, da nossa parte, já que a genética regula a síntese do tecido conjuntivo, cabe reforçar essa ação ou facilitar. Como? Alimentado-se bem. Coaching? Não, ciência! Anote aí: Pelo menos 9g de colágeno consumidos por dia – carne vermelha, miúdos e clara de ovo, excelentes alimentos com colágenos. Feijão e lentilha, aveia e brócolis. Frutas vermelhas e linhaça. Tão importante, água para hidratar e melhorar a elasticidade da pele
Deixe um comentário