Metabolismo é o processo que seu corpo utiliza para produzir e queimar energia a partir dos alimentos. Dependemos do nosso metabolismo para respirar, pensar, manter a temperatura do corpo e tantas outras coisas.
É uma crendice comum que acelerar o metabolismo ajuda a queimar mais calorias e aumentar a perda de peso. Infelizmente existem mais mitos sobre como acelerar o metabolismo do que de fato acontece fisiologicamente. Se você acredita que está queimando mais calorias do que realmente acontece, poderia comer mais do que o desejado. Explico esse tema falando sobre os mitos do nosso metabolismo.
Mito 1: O exercício físico acelera o metabolismo muito tempo depois de ter terminado a atividade?
- É correto afirmar que queimamos mais calorias quando fazemos exercícios físicos, principalmente quando se eleva o ritmo cardíaco com atividades como a corrida e ciclismo. Em geral continuamos queimando calorias por mais de uma hora depois do exercício. Quanto maior a duração do exercício, maior o tempo queimando calorias pós exercício.
Mito 2: Aumentar a massa muscular ajudará a baixar o peso.
> Sim, o músculo queima mais calorias que a gordura. Então, como todos imaginam, o crescimento muscular ajuda sim no metabolismo.
Mito 3: Comer certos alimentos pode acelerar seu metabolismo.
> Consumir alimentos como o chá verde, a cafeína ou alimentos picantes não ajudam a baixar o peso extra. Podem até dar um estímulo ao metabolismo, mas não são suficientes para fazer uma diferença no seu peso corporal.
Mito 4: Com a idade ocorre o aumento do peso porque o metabolismo desacelera.
> O metabolismo com a idade é mais lento, se compararmos em idades mais jovens, mas o principal motivo do aumento do peso na velhice é porque diminuímos nossa atividade física diária.
Posso ficar escrevendo sobre outros tantos mitos da nossa saúde, mas prefiro ficar por aqui. Estes exemplos já demonstram como não podemos confiar em tudo que escutamos ou lemos.
Mito 5: Todas atividades físicas queimam a mesma quantidade de caloria
Essa variável é complexa, depende da idade, peso, gênero e da experiência na atividade praticada. Atividades aeróbias (longa duração) queimam mais calorias que anaeróbias (curta duração e mais força). Assim mesmo, todo e qualquer movimento, inclusive o intelectual, queimam calorias.
Deixe um comentário