Coincidência ou não, leio e escuto sobre os inúmeros casos de trombose que, se não tratados, pode ser um veneno para os membros inferiores. Noves fora, além dos problemas diários, muitos ainda precisam se prevenir dos casos de trombos escorregando pelos vasos.
Trombose Venosa é causada pela formação de coágulos no interior de veias profundas, principalmente na região da panturrilha (músculos posteriores da perna) e das coxas. Se o coágulo se movimentar pode provocar a obstrução de uma artéria e provocar a embolia pulmonar. É pouco?
É importante então ressaltar aqui os fatores de risco para a ocorrência da trombose:
- Permanecer sentado por muito tempo, principalmente quando se está dirigindo ou viajando de avião.
- Passar muito tempo sem sair da cama ou em repouso absoluto
- A gravidez pode ser outro fator de risco;
- As insuficiências cardíacas, também favorecem
Mesmo às pessoas que não estão acamadas (doentes), e que permanecem sentadas por muito tempo – por ex. uma viagem de avião muito longa – podem correr o risco de uma trombose. No caso do avião como em qualquer situação semelhante, aconselha-se a levantar e andar um pouco ou muito, se puder. As chamadas contrações isométricas (uma tensão muscular prolongada), de membros inferiores, podem ser também ótimas alternativas. Realiza-se estas “contrações” sentado ou em pé, com a perna esticada ou flexionada. O importante que estas contrações (inclusive dos músculos da “panturrilha”) ajudem o sangue venoso retornar ao coração. Contrai o músculo por um período de 10 seg. e depois relaxe, repita a sequência pelo menos 5 vezes. Isso é possível em qualquer músculo ou grupo muscular. Professores que dão aulas sentados também fazem parte do grupo de risco.
Não é difícil seguir algumas regras simples quando permanecemos em situação de “risco.” Outra recomendação, massagem, para quem pode, uma alternativa interessante. Melhor ainda se for com um especialista. Pilates, o exercício da moda, ajuda muito. Auto-massagem, sim, previne.
Não custa; quando alguém da sua família estiver acamado por um período muito longo, pergunte ao seu médico se há risco de trombose.
Mais um motivo então para não ficar muito tempo sentado nem deitado. Mexa-se, é fundamental para sua saúde
Deixe um comentário