Grimag

  • HOME
  • Sobre
  • Informações
  • Saúde
  • Livros / Poemas
  • Esportes
  • Notícias
  • Contato

Diabetes e a nossa teimosia

Recentemente, em uma das minhas aulas, relutei para não fugir do tema principal, como sempre, migrei para comentar sobre a desinformação e relapso das pessoas com a diabetes. Sobre a desinformação, o único recurso é a educação. Disso não podemos fugir. A maioria dos casos, refere-se às pessoas que não se cuidam. Até aí, tudo bem, desde que não fosse necessário ficar hospitalizado por muito tempo. Vou me concentrar do caso da diabetes tipo 2;

Os casos ocorrem na maturidade, depois dos 40 anos, em geral. As causas são o total descuido da alimentação. Diferentemente do tipo 1, quando o problema é de nascença, diabetes 2 é provocada por erros alimentares, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas e ingestão de açúcares. O tamanho da barriga e o excesso de peso são os principais sintomas. Além é claro, da sede e do desejo constante de urinar. Como é uma doença silenciosa, pelo menos no início, os pacientes perdem a noção da gravidade. Tive muitos alunos que perderam a visão decorrente da diabetes, amputações, problemas renais, distúrbios do sono e óbito. Será que estas sequelas não são suficientes para as pessoas se cuidarem?

Tão simples como abrir a geladeira e se alimentar. Um plano nutricional e prática de atividades físicas, caminhadas por exemplos, mais nada. Sinto, não há outra forma de tratar da diabetes tipo 2.

Semana da prevenção e combate a diabetes

Da assessoria de imprensa da Alep

O Brasil é o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo. São quase 17 milhões de brasileiros adultos convivendo com a doença segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A estimativa é de que até 2030 esse número vai ultrapassar os 21 milhões de diagnósticos.

A doença é considerada uma epidemia mundial pela OMS e a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes, criada pela lei estadual 18.495/2015, do deputado Dr. Batista (União), nos alerta sobre a importância dos cuidados preventivos.

Manter uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física são fundamentais.

nov 14, 2022Carlos Mosquera
Poeminha de domingoEm algum lugar

Deixe um comentário Cancelar resposta

Carlos Mosquera
14 de novembro de 2022 Saúde
Posts recentes
  • Behaviorismo e Autismo 20 de maio de 2025
  • Projeto quer direitos das pessoas com deficiência em um só código 19 de maio de 2025
  • Poeminha de domingo 18 de maio de 2025

Categorias

DEVANEIOS E ILUSÕES

Lembranças que podem nos ajudar a pensar em uma Escola mais plural e inclusiva.

Em Destaque
Poeminha de domingo
Resposta ao tempo
O desespero dos Sudaneses
Arquivos
Cadastre seu E-mail

Inscreva-se para receber as últimas novidades e publicações da página.

2019 © Carlos Mosquera