Recentemente, em uma das minhas aulas, relutei para não fugir do tema principal, como sempre, migrei para comentar sobre a desinformação e relapso das pessoas com a diabetes. Sobre a desinformação, o único recurso é a educação. Disso não podemos fugir. A maioria dos casos, refere-se às pessoas que não se cuidam. Até aí, tudo bem, desde que não fosse necessário ficar hospitalizado por muito tempo. Vou me concentrar do caso da diabetes tipo 2;
Os casos ocorrem na maturidade, depois dos 40 anos, em geral. As causas são o total descuido da alimentação. Diferentemente do tipo 1, quando o problema é de nascença, diabetes 2 é provocada por erros alimentares, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas e ingestão de açúcares. O tamanho da barriga e o excesso de peso são os principais sintomas. Além é claro, da sede e do desejo constante de urinar. Como é uma doença silenciosa, pelo menos no início, os pacientes perdem a noção da gravidade. Tive muitos alunos que perderam a visão decorrente da diabetes, amputações, problemas renais, distúrbios do sono e óbito. Será que estas sequelas não são suficientes para as pessoas se cuidarem?
Tão simples como abrir a geladeira e se alimentar. Um plano nutricional e prática de atividades físicas, caminhadas por exemplos, mais nada. Sinto, não há outra forma de tratar da diabetes tipo 2.
Semana da prevenção e combate a diabetes
Da assessoria de imprensa da Alep
O Brasil é o 5º país com maior incidência de diabetes no mundo. São quase 17 milhões de brasileiros adultos convivendo com a doença segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A estimativa é de que até 2030 esse número vai ultrapassar os 21 milhões de diagnósticos.
A doença é considerada uma epidemia mundial pela OMS e a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate a Diabetes, criada pela lei estadual 18.495/2015, do deputado Dr. Batista (União), nos alerta sobre a importância dos cuidados preventivos.
Manter uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física são fundamentais.
Deixe um comentário