São várias as razões do bretão ser o esporte popular no Brasil, culmina com o cerimonial para divulgar a lista dos convocados para a Copa. Muito próximo de um evento como o Nobel. Em qualquer outro esporte brasileiro, a lista é oculta. Nossa tradição não permite tamanha façanha. São milhares de talentos desperdiçados diariamente.
A escola deveria cumprir essa função primordial, apresentar e formar pessoas conscientes do seu corpo e familiarizada com os vários esportes. Infelizmente isso não ocorre e não é o objetivo discutir aqui essas razões, de qualquer forma, vale comentar a razão do futebol ser o nosso principal esporte.
Se a escola não apresenta, a família não ajuda, a rua compensa. Isso mesmo, essa é outra razão da maioria dos nossos craques serem pessoas simples e de baixa renda. Aprenderam jogando na rua, em campos de várzea. A escola da vida. Os mais talentosos e persistentes, encontram seus espaços.
Quanto aos demais esportes, os Clubes esportivos e sociais desvendam atletas promissores. Quem não tem dinheiro para se associar à um clube, a rua é a alternativa.
Deixe um comentário