Percepção apenas, nada mais que isso. Creio que diminuiu muito as conversas de “queima de calorias”, “perda de peso”, “sobrepeso”. Não que este assunto tenha desaparecido das rodas de conversa, acho apenas que a linguagem e configurações destes discursos tenha mudado. As imagens do Instagram e Face falam por si só.
Por isso mesmo, repassar o assunto por escrito pode nos ajudar a entender melhor sobre a queima de calorias, que não é necessariamente a perda de peso. Perda de peso vai além disso, é um estilo de vida. Não tomamos banho e escovamos os dentes diariamente? É a cultura da higiene pessoal. Por que não temos a cultura de um estilo de vida saudável?
Qualquer atividade física queima energia, quanto mais esforço, mais calorias queimamos. Alguns exemplos para um homem de 77 kg:
- ficar em pé queima mais calorias que permanecer sentado (186 calorias X 139);
- caminhar em passos moderados queima mais calorias que permanecer em ´pé (324 calorias contra 186);
- caminhar vigorosamente queima mais calorias que caminhar em passos moderados (371 calorias contra 324)
- sexo apaixonado e prolongado queima mais calorias que o sexo moderado (401 calorias contra 138).
Estas calorias queimadas no exemplo acima são estimadas, pois dependem do tempo, sexo, idade e intensidade.
Algumas sugestões:
Não fique muito tempo sentado, evite o aumento de peso. Permaneça mais tempo em movimento, mesmo que seja dentro do escritório. Quando estiver em pé e parado, é possível ficar apenas sobre uma perna, mexer pescoço e coluna, alongar-se continuamente.
Assista menos televisão, use menos a alexa e mais os aparelhos de som que você precisa manipular – mesmo sabendo que o conforto é bom. Use a escada quando não tiver tempo para se exercitar. Aos finais de semana, incorpore o movimento físico como um método de lazer, encontrar os amigos para se mexer.
Podia ficar citando exemplos aqui por muitas páginas, mas preciso levantar
Boa sorte!!!
Deixe um comentário