Aprender é parte essencial do crescimento de qualquer cidadão, ainda mais em um mundo que nos estimula a conviver com os fakes. Me apresentaram esta semana o método RIE (no título). Não conhecia o método e quem sabe a postagem pode ajudar um (a) dos quatro leitores (as) do site.
O método foi criado por Magda Gerber (Budapest), inspirado nos ensinamentos de Emmi Pikler (pediatra). Como qualquer outro método de estimulação e educação de crianças/bebês, este método enfatiza a necessidade em respeitar o tempo da criança. O método é inspirado na velocidade de crescimento e desenvolvimento do bebê, usado muito em creches americanas e alguns países da Europa.
Cooperação dos pais ou cuidadores com o que a criança realiza, sem interrupções no desenvolvimento das atividades; atenção nos modos como brincam. Estes são alguns dos princípios que estimulam e norteiam o RIE.
Acrescento eu (não li isso em lugar algum), o método aproxima-se do Montessori, no qual a liberdade é prioridade para autonomia na vida adulta. Entender como os reflexos primitivos ajudam na maturidade psíquica ou como os mesmos podem denunciar algum transtorno neurológico são outras necessidades do método. Estes são alguns pilares que sustentam o Método RIE.
Tudo isso ancorado no lúdico e no simbolismo da criança, essencial para um crescimento ideal.
Deixe um comentário