ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença incurável e com poucos sucessos na reabilitação. Ocorre devido a degeneração de motoneurônios superiores e inferiores, ou seja, perda progressiva de movimentos musculares. Começando nos movimentos mais finos e se desenvolvendo para os mais grossos. Por algum motivo a doença se instala mais cedo no Brasil que outros países – sexta ou sétima década da vida.
A etiologia é desconhecida mas, alguns estudos apontam para o multifatorial, envolvendo fatores genéticos e ambientais, que convergem para a morte neural, paralisação dos músculos até uma falência respiratória, disfagia e broncoaspiração.
“Quais são os sintomas da ELA?
Os sintomas da ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica normalmente começam a aparecer após os 50 anos, mas também podem surgir em pessoas mais novas. Entre outros sinais e sintomas, pessoas com ELA têm:
- perda gradual de força e coordenação muscular;
- incapacidade de realizar tarefas rotineiras, como subir escadas, andar e levantar;
- dificuldades para respirar e engolir;
- engasgar com facilidade;
- babar;
- gagueira (disfemia);
- cabeça caída;
- cãibras musculares;
- contrações musculares;
- problemas de dicção, como um padrão de fala lento ou anormal (arrastando as palavras);
- alterações da voz, rouquidão;
- perda de peso.
ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica não afeta os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) e raramente atinge o funcionamento da bexiga, dos intestinos ou a capacidade de pensamento e raciocínio de uma pessoa.”
Acompanhamento médico e fisioterapia são os recursos mais usados para melhorar a qualidade de vida, independência e manutenção dos movimentos funcionais.
Deixe um comentário