
Barra Mansa (RJ)
Um em cada quatro jovens com idade entre 10 e 24 anos poderá enfrentar problemas de obesidade ou transtornos mentais até 2030 se não forem tomadas ações preventivas que revertam o quadro atual. Isso é o que aponta um novo estudo realizado pela segunda comissão da revista científica Lancet sobre saúde e bem-estar dos adolescentes, composta por um time internacional de pesquisadores de renome no tema.
Os resultados confirmam um quadro que vem se desenvolvendo há anos, afirma Benito Lourenço, professor e pesquisador da USP (Universidade de São Paulo). Demos grandes passos na melhoria das condições de saúde de bebês e crianças mais novas, mas a situação dos adolescentes tem caminhado no sentido contrário, mostrando pioras significativas.
As estimativas apontam que em 2030 deve haver 464 milhões de adolescentes com sobrepeso ou obesidade em todo o mundo. Serão 143 milhões de jovens a mais convivendo com o problema do que em 2015. A situação pode ser pior em alguns países da África e da Ásia, onde já houve aumento de até oito vezes do número de casos na última década.
Os especialistas também alertam que quase um terço desses jovens serão anêmicos até a data. A anemia, além de causar fadiga e afetar o desenvolvimento do corpo, pode prejudicar a capacidade cognitiva, especialmente nessa faixa etária. Já os problemas de saúde mental atingirão 2 milhões de adolescentes a mais do que os valores de 2015, totalizando 42 milhões de vidas enfrentando questões de depressão, ansiedade ou outros.
Nem todos os quadros são piores, entretanto. Os estudos mostram uma redução, na última década, das taxas de tabagismo e consumo de álcool no mundo, atribuída a políticas públicas de conscientização. Também houve um aumento global do envolvimento desses jovens na escola, especialmente entre as mulheres.
Para chegar a esses números, os autores do trabalho fizeram um levantamento abrangente de dados a partir de outras pesquisas científicas para estimar o tamanho do problema. Depois, projetaram as tendências para cinco anos no futuro. A adolescência foi considerada a fase da vida entre os 10 e 24 anos (…).
Fonte: FSP (21/05/25)
Deixe um comentário