Se não fosse o encontro de hoje, promovido pelo Instituto Paranaense de Cegos (IPC), a data passaria em branco. Se desejamos um mundo inclusivo na prática a realidade é outra. Uma data importante como essa, é esquecida até pelas próprias pessoas com deficiência (PcD).
Não custa lembrar; segundo o IBGE, somos 18,6% da população com dois anos ou mais que apresentam alguma deficiência, em números absolutos, isso representa 18,9 milhões de pessoas. São muitas pessoas sofrendo capacitismo, são milhões de pessoas com enormes dificuldades de convivência social e busca pelo primeiro emprego. A taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência é de 19,5% (IBGE, 2023) cifra que cai para 4,1% no restante da população. Só 25,6% de brasileiros com alguma demanda física ou sensorial concluíram pelo menos o ensino médio. Entre pessoas sem deficiência, a taxa é de 57,3%.
Todas essas discrepâncias não é resultado de preguiça é resultado de falta de oportunidades. Não esqueçamos dessa triste realidade que está ao nosso lado.
Deixe um comentário