George H. Whipple, descreveu a doença rara pela primeira vez em 1907, doença provocada por uma infecção pela Actinobacteria Tropheryma Whipplei (gram-positiva). A doença provoca sérios comprometimentos no trato gastrointestinal, além das articulações e do sistema nervoso central (SNC). A perda de peso e a má absorção de alimentos, são outras sequelas.
“Alguns estudos ainda estabelecem hipóteses de que essa vulnerabilidade possa estar atrelada também ao antígeno leucocitário humano (HLA) dos indivíduos infectados e a uma produção inadequada de citocinas, que iriam interferir na capacidade destrutiva dos macrófagos, permitindo a sobrevivência do Tropheryma whipplei“.
A doença tem como paciente típico o homem branco de meia-idade e está relacionada à infiltração de macrófagos, a partir dos quais se prolifera no intestino delgado, em destaque no duodeno. Por isso a perda de peso e diarréia.
Exame clínico, genético e de imagem confirmam o diagnóstico.
p.s. esta doença dos macrófagos infiltrados no intestino, contribuem para entender um pouco mais sobre autismo, como explicado nas últimas postagens
Deixe um comentário