Esse neurotransmissor é muito conhecido, tão conhecido que é a tema de livros e palestras de coach. Afirmar que é o mais importante neurotransmissor – transmite impulsos e mensagens químicas – não é verdadeiro, mas é considerado imprescindível porque está relacionado ao prazer, motivação, libido, memória e concentração. Eis o interesse público neste elemento químico.
A dopamina é produzida pelo nosso organismo, diferente da serotonina, outro neurotransmissor, de forma endógena. Precisamos do aminoácido tirosina para converter em L-dopa. Assim, processado por enzimas especializadas, a L-dopa transforma-se em dopamina. Se esse processo, por algum motivo for interrompido, o resultado será a baixa dopamina e pode fazer um estrago grande na motivação do indivíduo. Um exemplo é o cansaço e fadiga constante.
Como o próprio organismo produz o neurotransmissor, facilitar o processo, ajuda muito na quantidade de dopamina. Aí entra a importância da alimentação (outra postagem, comento sobre os exercícios físicos), não custa tentar: Carnes, peixes, ovos, bananas, queijos e….chocolate.
Explicado porque todo mundo se interessa por esse neurotransmissor
Deixe um comentário