Muitos praticantes de atividades físicas não sabem o que é uma bebida isotônica, mas usam porque foi indicado. Em parte a justificativa resolve, mas não esclarece. Pior ainda quando nos hidratamos com isotônicos no lugar da velha e conhecida água. Os isotônicos têm esse nome devido à sua osmolaridade, que é igual ao plasma sanguíneo do nosso organismo. Isto é, a concentração de eletrólitos não é nem superior, nem inferior ao do nosso corpo, é exatamente igual. A composição da bebida isotônica é principalmente água, carboidrato, sais minerais (sódio, cloreto e potássio) e vitaminas. A bebida contém 40-80g de carboidratos por litro (solução de 4-8%).
Como nosso país é tropical, transpiramos mais, pois necessitamos manter uma temperatura corporal média de 37ºC, com isso perdemos mais água e também sais minerais. O sódio é o principal. Para ficar mais fácil entender como ocorre esta perda, lembre-se do dia que você foi caminhar, muito longe ou trabalhou no pesado o dia inteiro, ao final do dia ou da caminhada os seus lábios e sua boca pareciam que estavam banhados no sal, literalmente a boca estava branca. Já passou por isso? Esse branco na boca são os sais perdidos.
À moda é antiga – para qualquer momento – ingerir isotônicos. Por comodidade, os isotôncos são frequentes no lanche das crianças na escola, a quantidade de bebidas repositoras de sais, substituindo até mesmo a água. Para esclarecer alguns pontos sobre essas bebidas alternativas e para não cometermos riscos para a saúde, alguns comentários. A água é o hidratante mais natural e eficiente que existe, mas quando o desgaste físico se torna muito intenso, ela (a água) sozinha não vai conseguir fazer uma reposição muito eficiente. E é aí que entram os isotônicos. Eles vão repor essa perda mais rapidamente, pois possuem uma grande concentração de sais minerais. Vale lembrar que é recomendável apenas para os praticantes de atividades físicas moderada à intensa e, principalmente, de longa duração. As pessoas que têm uma atividade moderada inferior a uma hora e trinta minutos aproximadamente, não necessitam de uma bebida com essa concentração, a água vai fazer um ótimo trabalho neste caso, além de ser mais barato.
Os excessos de isotônicos, pode sobrecarregar os rins, portanto, não se justifica beber isotônico como se fosse suco, muito menos como hidratante, no caso de crianças.
Aquela caminhada e aquela corridinha de uma hora podem ser compensadas com bons goles de água e alguma fruta.
Para terminar; comprar isotônicos para o lanche dos filhos, nem pensar!
Água continua sendo um bom hidratante.
Deixe um comentário