É rotina escutar nas pessoas mais velhas que o peso diminui com a idade, mesmo estando bem de saúde. Em partes sim, a outra parte que não é comum escutar é a diminuição da massa muscular. Com a idade, as pessoas diminuem a quantidade de atividades físicas, principalmente às que preservam ou aumentam a massa muscular. Em lugar nenhum se comenta que a massa muscular serve como um reservatório de proteínas, algo como 60 %. Vai além a discussão, as células do sistema imunológico fazem uso das proteínas para seu serviço, ou seja, quanto menos proteína, menos saúde.
A alimentação caminha junto com a atividade física para o ganho da massa muscular, isto é fato, o que não é fato é saber o que comer e quanto. Infelizmente o corpo humano não avisa com antecedência o quanto de proteínas precisamos para manter níveis saudáveis. Só percebemos quando a força diminui bastante ou, quando nos olhamos no espelho e não nos reconhecemos. Parêntese, podemos sim controlar a porcentagem de proteínas ingeridas diariamente, mas não conheço ninguém que faça isso.
No dia a dia, quando a massa muscular é compatível com a idade, nem percebemos alguns benefícios: melhora a postura, protege articulações, evita quedas e ajuda no metabolismo. Isso não basta?
Se é mais uma preocupação em nossas vidas, pensar na massa muscular, pelo menos não precisamos pensar em comprar remédios. Você decide.
Por último, a temática aqui, não tem nada a ver com Pilates.
Deixe um comentário