Essa era uma dúvida frequente na época do programa Ondas de Saúde que apresentava na rádio Educativa/Pr, hoje, Paraná Educativa. Esteira ou rua?
Andar ou correr em esteiras, vantagens e desvantagens: a principal vantagem em andar ou correr em esteiras é que o ambiente sempre é protegido, do clima e dos imprevistos da rua. Também ajuda no amortecimento das passadas, o risco para lesão é mais difícil. Estar em casa para se exercitar para algumas profissões é essencial, sempre próximo do “chefe.”
Quanto a desvantagem, acredito que a rotina e o desgaste emocional em permanecer no mesmo local, pode ser um empecilho. Lógico que tanto a vantagem como a desvantagem, dependerá de quem está executando o exercício. Pessoas que gostam da esteira, vão achar que só ha vantagens, ou seja, acaba sendo muito pessoal. O movimento da rua pode ser um estímulo para correr, mesmo em temperaturas desagradáveis. Estipula-se objetivos antes da corrida, por exemplo, vou até…
O mais importante, é não deixar de fazer o exercício. Quem sabe uma combinação dos dois ambientes possa ser uma ótima idéia.
Andar ou correr na rua/parques, vantagens e desvantagens:
Começo pelo gasto energético das atividades: depende da velocidade na corrida e do tempo das atividades. É preciso também pensar em especificidades das atividades. Cada atividade física “guarda” segredos e para desvendá-los, é preciso estar atento como estes reagem ao nosso corpo. “Escutá-lo” (o corpo) é fundamental para entende-lo.
Qual das atividades lhe da mais prazer? Essa pergunta é essencial para responder à pergunta.
Cabe à você decidir agora onde vai correr. Essa dúvida não pode lhe impedir de fazer esportes, o mais difícil de aceitar é não fazer nada.
Deixe um comentário