Basta exagerar um dia nas atividades físicas para meu corpo se despedaçar, conheço ele muitos anos e sei como ele reage a qualquer padrão desconhecido. Minha sorte é que no momento as dores são musculares e tendinosas, espero que estacionem por aí. Nestas horas quando o corpo se rompe, lembro do livro “Com uma perna só” de Oliver Sacks. Sim, Sacks já se machucou como qualquer mortal, mas nem todos conseguem transformar suas dores musculares em um livro.
No livro ele conta de uma lesão na perna esquerda que o deixou incapaz de reconhecer a perna, uma patologia conhecida por anosognosia (Freud o autor do nome da patologia), para referir-se à singular ausência de percepção. Babinski, outro neurologista, fez às primeiras observações sobre este caso. Muitos conhecem Babinski pelo reflexo primitivo que também descreveu. No meu caso, uma simples tendinite no flexor do quadril, suficiente para andar “marchando.” Oliver com a sua contusão, buscou recursos médicos, seja o ortopedista e um neurologista para explicá-lo por que a perna estava “ausente” do corpo. Uso raramente fone de ouvidos, nestas horas de dor a música é terapêutica. Nietzsche não havia dito que quando ouvimos música “ouvimos nossos músculos?” A música engana a dor, sofro menos ao andar, escutando músicas.
Nos dois casos, sofremos por lesões em nossos proprioceptores, chamo estes receptores de “cérebro dos músculos,”(sexto sentido), mesmo que tenham nomes próprios (fuso muscular e órgão tendinoso de golgi). Os receptores (Sherrington, que descreveu este sexto sentido) estão localizados nos músculos e tendões, e informam ao cérebro de como nossos músculos estão tensionados. Esse contato entre músculos e cérebro funcionam com muita precisão, automática, instantânea e produtiva. Basta uma falha destes receptores e….lesão. Assim ocorre grande parte das lesões musculares e tendinosas.
Sacks se curou, mesmo que o tratamento tenha sido longo e, ganhou prestígio e dinheiro com a descrição de sua aventura (foi numa caminhada em montanha que se machucou). Eu, bem, vou continuar postando neste site.
Deixe um comentário