Se você já correu 5 ou 10 km, nadou mil ou 5 mil metros, pedalou, 20 km ou 100 km, ou ainda, se gosta de caminhar por muito tempo e sentiu as pernas “balançarem” em algum momento ou, foi incapaz de continuar ou terminar o treino. Muitos dizem que esta fadiga muscular pode ser resultado da câimbra. Será? A Fisiologia indica o seguinte, acúmulo de ácidos provocam a acidez no sangue e isso pode ser fatal para qualquer pessoa, atleta ou não. Por partes!
Ácido é definido como uma molécula que pode liberar íons hidrogênio. Base é outra molécula, esta sim, é capaz de se combinar com íons hidrogênio, assim, resulta em redução do hidrogênio da solução (sangue). Não mude de canal, calma, já chego e explico por que você não é um grande atleta.
Ácidos fortes liberam hidrogênio – isso acontece enquanto você está em atividade – por exemplo, o ácido láctico é um desses ácidos fortes. Ou seja, enquanto não aparecer um neutralizador deste ácido, a tendência é a diminuição do ritmo da atividade ou pane geral. As bases aparecem para neutralizar estes ácidos, o bicarbonato (HCO3) é um exemplo. No sangue, o HCO3 se liga ao hidrogênio para formar um ácido fraco, o ácido carbônico. O bicarbonato, na prática, neutraliza a presença dos ácidos (láctico).
Ah, mas se eu tomar bicarbonato nestas horas do cansaço, pode ajudar? O bicarbonato fisiológico é a base, redutor, o pozinho (bicarbonato) tem um efeito placebo, mas ajuda salgando a boca, pode ser uma alternativa. Outro redutor fisiológico para eliminar ácidos é a urina, ou seja, ajuda a tirar da circulação.
Resumindo, a única forma do corpo controlar esse equilíbrio de ácido-base, mantendo o Ph sanguíneo em 7,4 é o treino. O corpo precisa aprender a se regular, hidratar-se faz parte deste processo, o resto é propaganda de redes sociais.
Deixe um comentário