Os espanhóis chamam La cara e ell cuello, as partes do corpo que se modificam prontamente com a idade. O rosto ainda disfarçamos bem, para isso que servem as plásticas, mas o pescoço não tem jeito.
Perdemos tônus muscular e a densidade da pele, por isso a aparência flácida ou “caída”. Por um processo fisiológico a pele vai secando devido a perda da camada de gordura que a protege e a mantém jovem, o mesmo ocorre com as células de colágeno. As rugas são outros tantos, até porque não se pode evitá-las. Sol, cigarro, sedentarismo são alguns dos fatores que ajudam a acelerar este processo de envelhecimento. Quer mais? As manchas que aparecem no rosto podem aumentar de tamanho e de número. O sol, bem, isso não é difícil de cuidar, pode, em casos de destratos, mudar a pigmentação. Chega!
Só mais um lembrete! A mandíbula pode se modificar com a perda da massa óssea, assim pode provocar uma alteração do tamanho da parte inferior do rosto, como o nariz pode se alargar. As orelhas, então, nem preciso comentar. Agora sim, chega!
O texto não é de autoajuda, tampouco um tributo à velhice, serve apenas para incentivar à você se olhar no espelho e se sentir lindo (a). Valorizar-se ao que temos de belo e não tão belo assim, é uma dádiva.
Deixe um comentário