Homo Deus é um dos grandes livros destes últimos anos, uma brilhante escrita para contar a história da humanidade. Não é o último livro escrito por Yuval Noah Harari, de qualquer forma, entre tantos assuntos abordados no livro, queria compartilhar com vocês as últimas previsões de futuro que o autor nos apresenta. Com tantos cenários e possibilidades, a quais deveríamos prestar atenção? “O mundo está mudando com inigualável rapidez e estamos inundados por quantidades impossíveis de dados, de ideias, de promessas e de ameaças.”
1 – A ciência está convergindo para um dogma que abrange tudo e que diz que organismos são algoritmos, e a vida, processamento de dados.
2 – A inteligência está se descolando da consciência.
3 – Algoritmos não conscientes mas altamente inteligentes poderão, em breve, nos conhecer melhor do que nós mesmos.
Esses três processos suscitam três questões-chave, que espero que fiquem gravadas em sua mente:
1 – Será que os organismos são apenas algoritmos, e a vida apenas processamento de dados?
2 – O que é mais valioso – a inteligência ou a consciência?
3 – O que vai acontecer à sociedade, aos políticos e à vida quotidiana quando algoritmos não conscientes mas altamente inteligentes nos conhecerem melhor do que nós nos conhecemos?
No mínimo um reflexão filosófica/existencial estas dicas nos proporcionam. Como tudo se desmancha no ar e tudo está acontecendo em uma velocidade incrível, acreditar que podemos assegurar uma parte do nosso percurso, talvez seja essencial.
Deixe um comentário