Conhecido de muita gente, degustado por muitos, saboreado pelos especialistas, o licopeno é uma substância química que existe em forma natural e é responsável pela cor roxa/vermelho das frutas e verduras. É um dos muitos pigmentos chamados carotenóide.
Encontra-se nos tomates, goiabas, melancia, pimentão e muitas outras. Na América do Norte, 85% do licopeno nas dietas, provêm dos produtos à base de tomate, como o Ketchup, suco de tomate, salsas e pastas. Uma taça de 240 ml de suco de tomate proporciona ao redor de 20 mg de licopeno.
Ao processar os tomates crus usando o calor (na preparação do suco de tomate, concentrado de tomate ou ketchup, por exemplo), muda o licopeno no produto cru, e torna-se mais fácil a absorção pelo corpo. O licopeno nos suplementos como nos alimentos é fácil absorção pelo corpo.
Atualmente usamos o licopeno para diminuir a pressão arterial e o colesterol, para tratar doenças cardíacas e o câncer, entre outros benefícios. Como antioxidante, as comprovações do seu uso são robustas.
Se esquecer de utilizar o licopeno na comida, uma taça de vinho pode ajudar bastante.
Deixe um comentário