Uma tendinite do tendão do calcanhar me afastou das corridas nestas últimas semanas. Como fisioterapeuta, usei os recursos caseiros para o tratamento: gelo, alongamento, corrida só uma vez por semana e muita reza. Como todo mortal, fico triste em saber que a recuperação para estes casos (quase crônico) é muito lenta.
Cheguei a pensar que o meu caso poderia ser a Haglund. É uma irritação e desconforto do tecido mole no tendão de aquiles. A “síndrome” provoca um alargamento ósseo na parte posterior do calcanhar e, com isso, a bursa pode se inflamar (bursite). A bursa é responsável para “lubrificar” as articulações, pelo líquido desta cápsula.
Muitas vezes, os sintomas são confundidos, no meu caso, por exemplo, é provocado pelo excesso de movimento do tendão; no Haglund, pela fricção do calçado nos ossos e tendões do pé. Por isso que as mulheres jovens, devido ao uso de sapatos altos e apertados são as mais acometidas.
O tratamento consiste em trocar os sapatos ou tênis, o mais confortável possível. Anti-inflamatório, aplicação de gelo, alongamento e fisioterapia.
Igual ou parecido com o meu caso.
Deixe um comentário