
O título da postagem e a imagem ao lado são do jornal El Pais. Recorto a matéria para reforçar o quanto uma boa alimentação e atividades físicas frequentes podem favorecer o “paradoxo do envelhecimento”.
A matéria explica que na velhice perdemos muita massa muscular e pouca massa de gordura. É certo que muitos idosos perdem peso, não engordam, mas necessariamente isso não significa peso ideal. Ao contrário, os idosos mantém-se propensos a muita perda muscular e óssea, consequentemente propensos a doenças metabólicas e quedas. “Se nos jovens o tecido adiposo constitui 20% do peso corporal, aos 75 anos corresponde a 40%.” Isso significa o que popularmente chamamos de “falso magro.”
Este predomínio de gordura sobre a massa muscular tem um nome “sarcopenia.” É mais comum do que imaginamos, muitos pessoas de idade chegam a ter 70% de obesidade e não percebem que isso pode representar uma “bomba relógio.”
O envelhecimento acelera, hormônios são modificados e o resultado pode aparecer num simples movimento; movimento este doentio.
Deixe um comentário