Mês passado foi realizado a CONABE em Brasília, foi apresentado na ocasião o Tema: A Política Nacional de Alfabetização e o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia.
Especialistas no assunto debateram vários eixos temáticos que podem interferir na alfabetização dos nossos alunos. Todos os objetivos propostos na Conferência deverão nortear as próximas pesquisas na área, como também as estratégias de ensino. Ainda continuamos carentes de pesquisas na educação; nossas crianças são alfabetizadas pelo “gosto” do professor. Não temos um método claro para se orientar. Estas dúvidas são reflexos do desconhecimento dos professores, do descaso das Secretarias de Educação e pelo baixo investimento em educação.
Abaixo deixo mais informações sobre a proposta do CONABE como também algumas informações sobre os Métodos de ensino mais aplicados no Brasil. Conhecer estes métodos são imprescindíveis para qualquer professor.
OBJETIVOS:
- Apresentar e debater o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia;
- Possibilitar a criação de um Relatório Nacional Baseada em Evidências (Renabe), que exponha o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia;
- Propor recomendações para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da literacia e da numeracia, e propor estratégias para seu cumprimento;
- EIXOS TEMÁTICOS –
– Ciências cognitivas e pesquisas translacionais em alfabetização;
– Aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita;
– Bases neurobiológicas da aprendizagem da leitura e da escrita;
– Autorregulação comportamental, cognitiva, emocional e motivacional no processo de alfabetização;
– Dificuldades e distúrbios da leitura e da escrita e desafios na alfabetização em diferentes contextos;
– Planejamento e orientações curriculares para o ensino de literacia e numeracia;
– Abordagens e práticas de ensino da leitura e escrita – numeracia e ensino de matemática básica;
– Formação e desenvolvimento profissional de professores;
– Avaliação e Monitoramento da aprendizagem de leitura, escrita e matemática básica
- Segundo a pesquisadora Catherine Snow (Harvard Graduate School of Education): “As crianças devem ler, escrever e entender. As três habilidades cruciais que os bons leitores têm são: o entendimento do princípio alfabético, a conscientização de que é preciso compreender (o significado) e interpretar o que está sendo lido e adquirir fluência suficiente na leitura.
MÉTODOS SINTÉTICOS: letra, sílaba ou som
- Alfabético: é o método mais antigo de alfabetização. O aluno aprende os nomes das letras do alfabeto, entende como deve soletrar seu nome e, aos pouco, combina essas unidades para formar sílabas e palavras. É criticado por distanciar os alunos dos reais sentidos das frases.
- Fônico: Usa o som (ou fonema) e a relação com as letras (grafemas).
- Método silábico: A palavra já explica – a pessoa vai ser alfabetizada por meio de sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu.”
MÉTODOS ANALÍTICOS
A criança percebe primeiramente o todo (como o texto), para depois olhar mais atentamente para as partes (palavras, sílabas e sons). A prioridade é a compreensão dos significados, sempre próximos ao universo infantil.
Eles são criticados por supostamente não tratarem a escrita como um código e por se apoiarem na capacidade de memorização.
- Método global: tudo começa pelo texto. Só depois de o aluno ter um contato intenso com uma história é que o material será fragmentado em frases e palavras, pra que os alunos identifiquem as partes decompostas; (não domina os códigos- decora).
- Palavração e sentenciação: No primeiro caso, podem ser usados cartões que apresentem, de um lado, a palavra escrita, e do outro, uma gravura. Assim como os demais métodos analíticos, a preocupação central é apresentar a leitura com ênfase no significado das palavras, e não nso códigos.
- Na sentenciação, o princípio é o mesmo, com uma diferença: o foco é na compreensão das frases, e só depois nas palavras que as compõem.
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