O mês de novembro é comemorado o dia mundial Vegano. Você sabe o que é consciência vegana? Antes de responder esta questão, primeiro é bom distinguir vegano de vegetariano. Os vegetarianos são uma espécie de categoria, depois que se acostumam em não consumir alimentos de origem animal (carnes, peixes, frangos e outros), muitos vegetarianos migram para outra categoria, os veganos. Estes, além de não consumir alimentos de origem animal e derivados (carne, leite e ovos), também não utilizam nada que tenha relação com os animais, por exemplo, cosméticos, roupas e até medicamentos. Não se sabe o número de pessoas no Brasil que são veganas, mas os vegetarianos se aproximam de 14%. O que preocupa as autoridades é que muitas destas pessoas, sejam vegetarianas ou veganas, usam uma dieta atípica por modismo. Isso pode trazer sérios riscos à saúde. Dando apenas um exemplo; a vitamina B-12 é fundamental para os glóbulos vermelhos que previne a anemia. E não tem outro local onde encontrá-la, a não ser em produtos de origem animal. Lógico que pode-se compensar, usando uma suplementação. Mas o problema é que muitos veganos não sabem disso e sofrem com a carência de proteínas e muitas vitaminas. Essa é uma das causas de muitos veganos apresentarem anemia, por exemplo.
Mas nada disso é motivo de desespero, o que se precisa em qualquer dieta são os ajustes ou compensações. Reconhecer que para uma boa alimentação devemos consumir carboidratos, proteínas e lipídios e, se isso não ocorrer, ajustes devem ser realizados. Se você é uma pessoa vegana, ajude-se e não seja radical.
Termino meu comentário de hoje citando uma profecia adaptada do popular que exemplifica a importância da nutrição como componente social: “diga-me o que comes e direis quem tu és.”
Alimentar-se bem é essencial para uma boa vida
Deixe um comentário