
Tempos atrás escrevi sobre a importância dos exercícios do assoalho pélvico, os meus três seguidores pediram para continuar o assunto. Como preciso ser fiel aos amigos, deixo um pouco mais sobre o tema.
O principal objetivo dos exercícios de Kegel é controlar a perda involuntária de urina, isto porque o assoalho pélvico sustentam o útero, bexiga, reto e intestino delgado.
A medida que envelhecemos, aumenta-se o peso corporal; pode aparecer uma gravidez e parto; quem sabe uma cirurgia ginecológica ou de próstata. Mais? Quem sabe, podemos ter um transtorno mental e com isso, problemas no controle da urina ou controle intestinal.
Arnold Kegel, na década de 1940, criou os exercícios que levam seu nome, para fortalecer o músculo pubococcígeo, ou também músculos de Kegel. A maneira mais fácil de reconhecer estes músculos é parar de liberar a urina por alguns segundos e depois relaxar. Neste momento foi encontrado os músculos de “Kegel.”
Em qualquer lugar, a qualquer tempo, pode-se contrair esta musculatura para fortalece-la, usando a contração isométrica ou estática. Contrai-se, depois de 6 segundos, relaxa-se. Repetindo isso 6 a 7 vezes, duas a três vezes ao dia. Outra alternativa, aí você vai precisar de uma bola de bobath, veja a imagem. É uma boa alternativa!
Espero ter respondido os três seguidores do site.
Deixe um comentário