É uma vitamina do complexo B (vitamina hidrossolúvel), que participa de muitas reações químicas do corpo humano. Também chamada de B1, ajuda as células do organismo a converter os carboidratos em energia. Os carboidratos são essenciais em encaminhar energia para o sistema nervoso e o restante do corpo. Sem eles não vivemos. A tiamina também auxilia na contração muscular, quando sabemos que os músculos precisam de sinais nervosos para contrair.
Outra função importante da B1 é no metabolismo do piruvato. Após a degradação da glicose (final da reação para gerar energia no corpo), as moléculas de piruvato entram no ciclo de Krebs dando “continuidade a segunda parte da degradação da glicose.”
Nas primeira fase deste metabolismo, encontramos os músculos em hipóxia, o que chamamos de atividades de explosão. No segundo caso, quando o piruvato entra no ciclo de Krebs – neste momento, muitas pessoas sentem-se exaustas, principalmente porque não conseguem metabolizar a energia necessária para a continuidade do exercício. Quando o ciclo de Krebs ocorre, a presença de oxigênio nesta fase é fundamental. Os atletas de resistência, conseguem aproveitar muito bem esta fase.
Onde encontramos a tiamina?
Germe de trigo, ovos, produtos integrais, cereais, arroz e farinha. Podem ser encontrados também nos produtos lácteos, frutas e verduras em pequenas quantidades que contém muita tiamina.
Por outro lado, a falta da tiamina pode causar muita fadiga, psicose e danos neurológicos. Não queria comentar isso, mas sou obrigado; o consumo de álcool em excesso dificulta a absorção da tiamina.
Então, já sabem, consumo moderado do álcool, caso contrário pode provocar a doença chamada beribéri (em outra postagem explico melhor esta doença).
Deixe um comentário