Nos desenvolvemos como humanos em um ambiente ecológico, cercados por pessoas e em ambientes variados. Isso significa transformação e tensão, para que todos os estímulos possam ser assimilados, adaptados, aprendidos e respondidos. U. image003Bronfenbrenner, um Russo de nascença e Americano por opção, é um teórico que divulgou as suas pesquisas sobre este assunto:
“Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano.” Bronfenbrenner (1977, 1986, 1992), difere em muito de outras teorias sobre o desenvolvimento humano, porque resgata o papel ativo, interativo e protagônico, e não simplesmente como um agente passivo do meio ambiente. Os principais conceitos da sua teoria, e que são relevantes para futuras discussões e para a compreensão da atual realidade, são: ambiente ecológico, transição ecológica, validades ecológicas e de desenvolvimento, experimento ecológico e transformador. Para ambiente ecológico, uma área muito discutida na teoria de Bronfenbrenner, é definido como um conjunto de estruturas concêntricas (repare na imagem do texto), onde cada uma abarca progressivamente a outra. Estas estruturas são chamadas de micro, meso, exo, macro e cronossistema. Os arranjos estabelecidos entre eles asseguram a compreensão do ambiente mais próximo (micro) ao mais remoto (macro) (Bronfenbrenner, 1977/79/96). Sempre uso o mesmo exemplo para explicar em partes a teoria Bioecológica: você está esperando a diarista chegar para ir ao trabalho e deixar o filho com ela. O ônibus superlotado não parou no ponto e a diarista atrasou, consequentemente, você também se atrasará e as cobranças serão recíprocas. Mesmo não tendo nada com a vida da diarista – repare que o atraso dela foi provocado por um problema de MACRO SISTEMA (políticas públicas) – todos as pessoas próximas da diarista, sofrem com isso, principalmente a criança que está num MICRO SISTEMA. Isso explica a necessidade de compreendermos a vida das pessoas num sistema Bioecológico.
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