Tenho um carinho e respeito pela ‘nossa’ Biblioteca Pública do Paraná (BPP), pelos serviços prestados e pelos projetos sempre avançados para um setor tão desprestigiado como uma biblioteca. Muitos anos atrás lancei meu primeiro livro na BPP, ao lado amigos, literatura e muita cerveja. Foi um evento marcante pela elegância em que todos foram tratados no ‘templo do silêncio’.
Participei de vários eventos nestes últimos anos no setor da deficiência visual da biblioteca, que oferece às pessoas cegas e com baixa visão acessibilidade de livros e tecnologia. Foram reuniões, lançamento de livros, palestras e cursos. Um espaço digno de uma cidade acessível.
Outro projeto que a biblioteca oferece aos curitibanos e pouca gente conhece é o Jornal da Biblioteca, Cândido (dez, 2024), vale a leitura para apreciar um jornal que resiste ao tempo. Um jornal curitibano, editado com muito cuidado e com participações de grandes nomes da literatura Paranaense (ver link abaixo).
“As variações e nuances regionais da língua portuguesa que constroem a profundidade do idioma e da literatura brasileira são o tema da edição de dezembro do jornal Cândido. Linguistas, professores e comunicadores foram ouvidos para falar sobre a complexidade do idioma usado no Brasil. Para quem quiser ainda se aprofundar mais no tema, a publicação traz uma seleção de obras que demonstram a vivacidade linguística do português.
Deixe um comentário