Inspirado em uma matéria jornalística sobre as funções dos botões dos elevadores, sim, isso mesmo, aproveito para contribuir com a discussão para a felicidade das pessoas que usam elevador.
Louis Braille, um menino cego francês que desenvolveu o método de escrita e leitura em relevo, nos finais do século retrasado, jamais imaginaria que sua criação serviria também para os deslocamentos nos elevadores. Se ainda não prestou atenção nos sinais em relevo do seu elevador ou de qualquer um, ainda da tempo. Este procedimento atende uma necessidade inclusiva, ou seja, os cegos não precisam de ajuda e nem de ascensorista (ainda existe?) para usar um elevador. Braille está no seu elevador.
O primeiro sinal que você vai observar são quatro pontinhos em relevo, um L invertido, o ponto solitário é o ponto três da cela braille (a cela braille é composta de seis espaços, na primeira vertical os pontos 1,2,3; ao lado, também na vertical, os pontos 4,5,6 – essa combinação de pontos pode-se sinalizar muita coisa. As celas braille são os quadradinhos da “régua” que os cegos usam para escrever). Voltamos, você verá, então, o ponto 3 e, ao lado, colado, os pontos 4,5,6, o L invertido). Pronto, esse sinal sempre avisa que, o que vier em seguida são números. Portanto, depois deste sinal você verá outro sinal em braille, o ponto 1, ou seja, um relevo na parte mais alta da primeira coluna que significa o número 1, no caso, o primeiro andar. Tudo isso, no primeiro botão do elevador.
No botão ao lado, vai encontrar o L invertido novamente(que significa número) e relevo nos botões 1 e 2 da primeira coluna, que significa 2, segundo andar. Daí para frente é tudo autoexplicativo, os relevos ao lado do L são os números na sequência. Outra curiosidade, se não aparecer os sinais do L invertido, os sinais do número 1 significa a letra a; número 2 a letra b; e assim por diante.
A composição e lógica do Braille é interessante e necessária em qualquer lugar, basta uma iniciativa inclusiva, como a dos elevadores, para conscientizar a população para que todos tenham acesso livre e democrático.
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