No último dia 12, foi celebrado o Dia da Conscientização da Fibromialgia (FM) e Fadiga Crônica. Uma doença crônica mal conhecida e com sequelas devastadoras. Hoje muito comum nos consultórios médicos e comentado em todos os lugares. Diferentemente de tempos atrás.
A maioria dos acometidos pela FM são mulheres, infelizmente não se sabe a razão porque isto acontece. Acreditava-se que os hormônios femininos poderiam ser a causa, mas essa tese não se sustentou. O que se sabe, pois somente os exames clínicos podem diagnosticar a FM é que o aparecimento de dores difusas e incapacitantes em várias partes do corpo – entre 11 e 18 pontos – aparecendo entre os 30 e 60 anos, durante um período de três meses, podem sugerir o aparecimento dessa doença.
Lógico que outras condições podem estar associadas, fadiga crônica, insônia, perda da memória, depressão e outros. Estar atento a estas condições e procurar um médico logo da suspeita, podem ajudar bastante o tratamento. Hoje em dia, o diagnóstico e tratamento estão mais claros e objetivos, mesmo que ainda existam os erros e pressa para determinar a doença.
Como prevenção, o mantra de sempre…. exercícios físicos e sono de qualidade (quando for possível)
Deixe um comentário