Grimag

  • HOME
  • Sobre
  • Informações
  • Saúde
  • Livros / Poemas
  • Esportes
  • Notícias
  • Contato

Associação de ideias

A política e não o político, me fascina, e nem sei explicar o motivo. Ponto. Como estamos vivendo momentos turbulentos na política em nosso país, venho lembrando muito dos meus tempos em que ensinava pessoas cegas a compreender conceitos gerais, principalmente referente ao corpo, para em seguida, se deslocar pelas ruas da cidade.

Os cientistas cognitivos e não os políticos, nos ensinaram que a cognição é corporificada; você pensa com seu corpo, não apenas com seu cérebro. Por exemplo, como posso explicar para um jovem que nasceu cego, o que é falar como o corpo, principalmente com o rosto, se ele nunca viu isso? Para uma criança que enxerga, o aprendizado é espontâneo. Nada é impossível!

Sejamos coerentes (guardem essa palavra), as mensagens que recebemos, disparam outras mensagens/ideias, depois outras tantas, numa cascata crescente de atividades no cérebro. Esse processo é conhecido como ativação associativa. “O traço essencial dessa série complexa de eventos mentais é sua coerência.” Sim, cada palavra ou ideia evoca uma lembrança, assim, formulamos alguns conceitos, que dependem também de emoções, que por sua vez evocam expressões faciais (e os cegos?) e outras respostas.

Os cegos de nascença precisam muito mais estímulos do que crianças que enxergam, mas isso não impede de desejarem e formarem opiniões sobre conceitos gerais. Quanto às expressões faciais, os bem estimulados, conseguem se comunicar bem. Quanto aos videntes, muitas vezes nos acomodamos em “bolhas”, formamos conceitos e ideias que nos trazem conforto e segurança. Lembranças de infância que estão “escondidas” se manifestam em situações impensáveis, se preparam para o futuro. Os psicólogos pensam nas ideias como “nódulos numa vasta rede, chamada memória associativa.”

Tudo isso para dizer que a política desperta sentimentos, mesmo irracionais, que não controlamos, apenas associamos. Sempre foi assim e sempre será. Para mudar o que estamos presenciando hoje em dia, não só aqui, mas mundialmente, será preciso uma reconfiguração dos nossos projetos de vida.

Referência: Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

nov 4, 2022Carlos Mosquera
Foto premiadaBob Dylan e Mark Knopfler

Deixe um comentário Cancelar resposta

Carlos Mosquera
4 de novembro de 2022 Uncategorized
Posts recentes
  • Em algum lugar 21 de maio de 2025
  • Behaviorismo e Autismo 20 de maio de 2025
  • Projeto quer direitos das pessoas com deficiência em um só código 19 de maio de 2025

Categorias

DEVANEIOS E ILUSÕES

Lembranças que podem nos ajudar a pensar em uma Escola mais plural e inclusiva.

Em Destaque
Efeitos do envelhecimento no organismo se tornam mais evidentes após os 60 anos, mostra estudo
Pesquisadores descobrem região do cérebro ligada à dislexia
Poeminha de domingo
Arquivos
Cadastre seu E-mail

Inscreva-se para receber as últimas novidades e publicações da página.

2019 © Carlos Mosquera