Apreciando obras de Botticelli, tão marcantes e maravilhosas, lembrei dos comentários que alguns alunos fazem da minha expressão facial ”Professor, o Sr. está preocupado”? Estes ainda são os mais educados. Outros, ”O professor vive com cara de brabo.” Nem sempre, me justifico. Numa imersão nas delicadezas dos traços de Botticelli, pensei que comigo também podia acontecer assim, ficar preocupado e transparecer paz e leveza. Teria pelo menos uma razão, nem ”Boti” podia imaginar.
Expressões faciais estão relacionadas com o córtex frontal, ou seja, o lobo frontal, principalmente. Outras áreas cerebrais também atuam nesta resposta, mas a parte frontal do cérebro é preponderante. A ciência já provou que, mesmo nas piores fases da vida, podemos nos esforçar para manter a face translúcida e irradiante. Isso não significa, em especial, que a técnica serve para transparecer aos outros uma ”falsa” imagem, mas sim, que podemos manter um certo controle sobre essas emoções, mesmo que isso pareça insignificante ou incapacitante.
Aprendemos que precisamos treinar o corpo para manter a forma e melhorar a qualidade de vida, mas esqueceram de nos avisar que, manter as emoções em ”paz” pelas expressões, também são fundamentais.
Um bom começo é apreciar Botticelli
Deixe um comentário