Final de semana que passou sentei a bunda na cadeira e ruminei ou melhor, apreciei dois bons livros. Já estavam na fila algum tempo, por isso a pressa. Altos voos e quedas livres de Julian Barnes (Rocco) não me fez chorar como muitos. Muitos porque o livro trata de amores e lutos. Toda história de amor é uma história de sofrimento em potencial. “Se não a princípio, então depois. Se não para um, então para o outro. Às vezes para ambos.”
O título do livro nos remete a um paradoxo ou melhor, à cumplicidade, grandes voos, grandes quedas. A fotografia também é uma passagem obrigatória do livro, ou seja, verdade, como na fotografia; magia, como no balonismo. O autor passou anos enlutado depois da morte de sua mulher, e com esse sofrimento, descreve suas alegrias no amor – “porque o amor é o lugar onde verdade e magia se encontram.”
Os leitores mais sensíveis e românticos, podem voar com o autor, e pousar depois de lembrar de algum romance. O efeito da queda, vai depender de como foi vivido o amor e o luto.
O que é a vida? Compreendendo a biologia em cinco passos de Paul Nurse, já tem uma pegada completamente diferente. O autor é um biólogo conhecido mundialmente, ganhador do Nobel na categoria Fisiologia/Medicina, consegue escrever sobre o corpo humano sem ser pedante ou chato. Transforma o assunto em uma percurso de curiosidades e aprendizado. O mais importante do livro – pelo menos para mim – o autor busca pelos seus conhecimentos explicar o impacto desse conhecimento no futuro da humanidade. Por isso o título do livro. Quem não tem curiosidades sobre a vida?
Deixe um comentário