O casal de amigos que acompanha este site me intimou e eu respondo. Parênteses; ele leitor de Caras (ainda existe?) e ela do Marxismo (todos precisam ler), são referências para o site não ficar cansativo. Os dois, lindos e cultos, amigos do vinho e do chocolate. Me lembraram de um conto “Funes, o Memorioso” do argentino Jorge Luis Borges. A Marxista me garantiu que era o chá que ajudava a brilhante memória de Funes, o maridão arriscava que a memória é coisa da genética. Me perguntaram se já havia lido o Memorioso, respondi – não lembro!
A breve introdução íntima e esclerosada serve apenas para mostrar o quanto as pessoas hoje em dia procuram formas e fórmulas para não deixar o cérebro esquecido. São muitas informações segundo a segundo que não conseguimos mais processar, fingimos que entendemos, fingimos que vimos, e as informações mais importantes e necessárias deixamos passar. Será que o chá do Memorioso realmente faz algum efeito? será que o suco do título dessa postagem é realmente milagroso? Não sei, apenas reproduzo o que leio de pesquisas científicas. Prefiro acreditar que os hábitos do dia a dia seja a melhor opção. Mesmo assim, vamos lá;
A referência da “fórmula” é de especialistas da Universidade de Clarkson e da Georgia.
Os pesquisadores afirmam que a melhor bebida para motivação e atenção é a combinação de café com cacau. Os elementos das duas bebidas (frutas) já são conhecidas. Uma combinação surpreendente: a cafeína reduz a fadiga, enquanto o cacau aporta teobromina, triptofano e magnésio que combatem a ansiedade. Se o cacau ativa áreas cognitivas e a atenção, pode também diminuir a ansiedade provocada pelo café.
A Teobromina também pode ser encontrada na noz-de -cola, chá e guaraná. Um elemento imprescindível para o cérebro, nem se fala então sobre o chocolate. Ingredientes que estão à mesa e assim mesmo, esquecemos dos benefícios.
Antes que o casal de amigos me pergunte da receita, aviso que fica a gosto do cliente, café misturado com um pouco de cacau. Ponto e pronto! Pode-se compensar com pudim ou calda de chocolate. O que prefere?
Deixe um comentário