As crianças com Altas Habilidades/Superdotação merecem uma atenção especial da escola e da família, por isso são classificadas como especiais. Especiais porque se destacam precocemente nas suas habilidades. É uma área da Educação Especial no Brasil ainda pouco reconhecida e pouco investida.
Na escola, essas crianças “gênios” demoram para ser “descobertas”, quando muito, são tratadas como rebeldes e indisciplinadas. Em casa, são crianças desorganizadas e desatentas. Na escola nada é atrativo, em casa, tudo é chato e repressor. Daí o comportamento inadequado.
Temos poucos professores especializados nesta área no Brasil, ainda mais pensando em continente, como é o tamanho do nosso país. Reflexo direto da nossa impotência em encontrar os habilidosos. O resultado disso, quase sempre é revolta e indisciplina destas crianças.
Da para fazer uma analogia deste conceito e seus representantes, ainda mais agora que Maradona é ovacionado como mito. Desde muito cedo descobrem o gênio da bola, uma habilidade que muitos gostariam de ter, mas apenas os superdotados conseguem mostrar. Ele foi um destes, basta acompanhar a vida pessoal. Uma combinação bombástica entre mito e humano, por isso o sofrimento e a genialidade.
Deixe um comentário