A ciência do cérebro tem crescido muito nos últimos 10 anos a ponto estarmos próximos de um novo paradigma. Quem sabe o paradigma da “essência do homem.” Ainda se usa ratos para estudar os cérebros humanos, são, até quando não sabemos, essenciais para descobertas da neurociência.
Um grupo de cientistas do Instituto Allen em Seattle (EUA) criou o Atlas Brain em 3D. A criação é brilhante do ponto de vista da ciência. O ATLAS funciona como um mapa espacial do cérebro, que vai permitir “mapear e compreender” melhor os resultados.
Para se ter uma idéia da “revolução”, o Atlas pode localizar as células individualmente no cérebro, assim, pode-se entender os mecanismos das doenças neurológicas e os possíveis tratamentos. Outra importância da ferramenta, é eliminar os ratos de laboratório
“O Atlas cerebral fundamenta-se na anatomia pelo uso de 1.700 ratos de laboratório, e estes dados unificados de forma meticulosa, forma uma representação 3D do cérebro. A ferramenta permite aos investigadores realizar estudos completos do órgão e pode incorporar vários tipos de dados, como a atividade neural, o que permite aos cientistas e médicos comparar inúmeros dados sobre o cérebro.”
Veja o filme
Deixe um comentário