Níveis altos de colesterol no sangue
O colesterol é um gordura, também chamada de lipídeo, que o corpo precisa para funcionar. Reparem que, pela definição, o colesterol é necessário e fundamental para um bom funcionamento do organismo. Entretanto, quando permanece em exagero pode aumentar a probabilidade de ocorrer doenças cardíacas, acidente cerebrovascular ou outros problemas. Essa é a questão principal para se discutir.
O termo médico para os aumentos do colesterol no sangue são: transtorno lipídico, hiperlipidemia ou hipercolesterolemia. Quando muito ou em conversas de bar, também é chamado de gordura no sangue.
Para ficar mais claro para quem ainda não compreendeu a importância de se conhecer os valores desse metabolismo:
Colesterol total: todos os valores combinados; Lipoproteína de alta densidade (colesterol HDL), também chamado de colesterol BOM; Lipoproteína de baixa densidade (colesterol LDL), colesterol ruim.
Em geral se observa os níveis anormais de colesterol em parte a um estilo de vida desregulado. Por exemplo, consumo exagerado de alimentos ricos em gordura (isso não significa que não se possa comer gordura, é diferente). sobrepeso ou obesidade e sedentarismo. Acho que não precisa mais exemplos, todos conhecem.
O aumento do colesterol pode ocorrer também em pessoas que apresentam problemas de saúde: diabetes, glândula tiroide hipoativa, doenças renais e outras.
Também pode mexer com os números do colesterol: anticoncepcionais, diuréticos, betabloqueadores e alguns remédios para tratar a depressão. A genética também ajuda bastante nesse desequilíbrio.
O cigarro também é outro fator de risco, pode reduzir o colesterol HDL (bom)
Nada pode atrapalhar nosso desejo em comer bem ou se embriagar (não me refiro aqui todos os dias), o que não pode é o exagero.
Deixe um comentário