
(…) Em uma abordagem comportamental, os procedimentos para o trabalho com autistas compreendem avaliação comportamental, treino de repertórios de apoio, verbais e perceptivo-motores, treino em interação social, comportamento verbal e comportamentos acadêmicos, cujo objetivo é a redução de comportamentos excessivos e a ampliação da atenção do sujeito. Como procedimento do treinamento de comportamentos dos repertórios citados, são utilizadas as ações de imitar e de observar instruções apresentadas (repertórios de apoio), nomeação, posse de objetos e descrição de ações diversas (verbais); reconhecimento das partes do corpo e discriminações perceptivo-motoras. A ação de imitar sempre acontece a partir do modelo que é fornecido pelo professor, seguindo uma determinada sequência.
(…) Ocorre que em tais pressupostos, próprios do behaviorismo, não são privilegiadas as relações sociais genuínas e próprias do ser humano, das quais procedem o desenvolvimento da atividade consciente do homem, a internalização de conhecimentos, a generalização, o desenvolvimento do sentido e do significado (…).
Do livro: Autismo, linguagem e educação. Silvia Ester Orrú
Deixe um comentário