Esta doença é quando os enfermos se apresentam demasiadamente magros. Talvez o nome da doença passe ignorado, mas a grande perda de peso de um paciente não é ignorada. Quase sempre está relacionada as doenças crônicas, como o câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doenças cardíacas, insuficiência renal, hepatopatias e outras tanto. São aquelas pessoas que encontramos em um estado doentio, muito magras e abatidas. Acho que agora já sabe o que seja a CAQUEXIA.
A palavra caquexia é derivada do grego KAKOS, que significa MAU, e HEXIS, que significa APARÊNCIA, ou seja, MÁ APARÊNCIA. Aqui relacionado ao baixo peso, independente de outras características físicas.
O que significa isso em números: esta doença atinge de 5% a 15% dos pacientes com insuficiência cardíaca ou renal crônica e 60% a 80% dos pacientes com câncer terminal. Sendo que no caso do câncer, a caquexia é responsável direta pela morte de 30% dos pacientes.
Os sintomas são muito visíveis no caso da caquexia: PERDA de peso involuntária, fadiga, apatia, desequilíbrio iônico e outros.
Lógico que qualquer perda de peso involuntária deve ser pesquisada, deve-se procurar um médico. Perdas involuntárias do peso corporal, quase sempre estão relacionadas a consequência de alguma doença. Quando isso acontece devido a uma doença previamente diagnosticada, além dos remédios prescritos, uma alimentação e ingestão de líquidos isotônicos são fundamentais para a reposição da perda da massa magra. Não hesite em procurar um especialista quando seu peso corporal não estiver no esperado
Deixe um comentário