Gosto muito da escrita fluída do Jairo Marques, retrata muito bem como precisamos falar mais sobre as Pessoas com Deficiência (PcD). Na postagem dessa semana, aqui no site, Jairo comenta a necessidade de falar sobre esse tema dentro de casa.
Já comentei várias vezes neste espaço como comecei meu contato com as pessoas cegas e baixa visão. Naqueles anos 80, não se falava em casa sobre essas pessoas, pensando hoje em dia, percebe-se como eram invisíveis. Era um estranhamento, um descaso, não só em casa, na escola também. Avançávamos migalhas de enfrentamentos, parecia coisa proibitiva.
Durante meus dias e anos convivendo com PcD, ficou fácil para meus filhos e familiares se aproximarem dessa outra realidade. A diversidade entrou na minha casa, como nas pessoas ao meu redor, pelas amizades que conquistei. Muitos de meus alunos com deficiência visual, frequentavam a minha casa, as diferenças com o tempo desapareceram, legitimamos “o encontro”.
Todos ganhamos, principalmente meus filhos que naturalizaram as diferenças e hoje, sabem a importância do acolhimento e da necessidade da diversidade. Se não começar em casa esse “encontro”, pode começar em qualquer lugar, desde que estejamos prontos como seres sociais.
Deixe um comentário