Mais conhecido como ábaco, instrumento que favorece os cálculos da matemática. Do Japão para o mundo, e hoje também usado para pessoas que não enxergam. Os cegos se beneficiam desse material porque é fácil usar e prático. Infelizmente nossas escolas não “enxergaram” o valor do soroban.
Nos meus cursos sobre Deficiência Visual (DV), ensinava o soroban praticamente a distância, pois a grande maioria dos alunos não dispunham do material, e eu, por sua vez, não podia comprar muitos materiais. Não era difícil perceber que a aula ficava prejudicada.
Um dia, um aluno da Universidade, vendo um soroban e como sabia que dava aulas com esse material, produziu para mim um soroban com materiais reciclados. Custo zero e de uma serventia gigante.
Há muito tempo divulguei esse material pelo estado, todos podem usar e melhor, todos podem produzir o seu próprio soroban. Divino e maravilhoso.
Espero um dia que todas as escolas do Paraná usem esse material, ainda mais quando sabemos que todas as crianças usam o celular para aprender.
p.s. missangas, tampa de margarina, fio de luz e um pedaço de pano – materiais para construir um soroban
Deixe um comentário