“A Atenção Compartilhada (AC) refere-se à capacidade do indivíduo em fornecer, obter e/ou compartilhar informações sobre algo empregando a atenção visual”
Uma definição simples, para uma habilidade extremamente complexa e necessária para o desenvolvimento de qualquer criança. Por partes, quando as bebês são amamentados no peito pelo mãe, acontece uma troca de vocalizações, gestos, contato visual, percepção do cheiro e muito mais. Esse momento ocorre a AC para propiciar todas essas necessidades psíquicas e biológicas da criança e da mãe
O resultado da AC é o desenvolvimento da comunicação socialmente aceita e colaborativa, por isso mesmo também ajuda a compreender quando isso não ocorre em uma criança, em geral nas crianças autistas (TEA). A AC é fundamental como mecanismo de orientação e atenção também. O processo acontece naturalmente, até por questões de sobrevivência da criança. Lembrando que isso ocorre não apenas na amamentação, mas durante todo o processo de crescimento e maturação.
A observação nos primeiros anos de vida do bebê é fundamental, caso a AC não apareça, consultar um especialista é imprescindível.
Deixe um comentário