Gosto dos temas relacionados ao cérebro, e não só por isso, fui obrigado a entender (um pouco) o funcionamento dessa “máquina.” Li muito sobre neurociência e aprendi que não vamos compreender por completo o mecanismo desse funcionamento. Nos principais jornais do Brasil de ontem e nos de fora da semana passada, anunciaram a descoberta de nova área cerebral, Slyn – Subarachnoidal Lymphatic -like Membrane – que atua como uma barreira e como sentinela pelas células imunológicas.
O estudo partiu das Universidades de Rochester e de Copenhague, seguiu o caminho para mostrar que essa nova área cerebral (estrutura anatômica) ajuda a controlar o fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR) dentro e ao redor do cérebro. Mais do que isso, comprovaram que o LCR desempenha não apenas no transporte e remoção de resíduos do cérebro, mas também no suporte de suas defesas imunológicas, afirmou um dos pesquisadores, Nedergaard.
Slym é um tipo de membrana conhecida como mesotélio, que cumpre a função de revestir órgãos do corpo, como pulmões e o coração. Esse controle, pode apontar para novos estudos, inclusive para doenças neurológicas.
Como são estudos preliminares, aguardemos novos capítulos. Mas continuo com minha modéstia opinião, jamais saberemos todos os segredos desse sagrado templo da consciência.
Deixe um comentário