“O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou o decreto municipal 1.530/2022, com as regras e direitos para circulação dos chamados cães de assistência, e entregou nesta quinta-feira (20/10) a primeira credencial para o cachorro de Kaito Felipe de Brito, autista que circula pela cidade com um Border Collie que ajuda em sua autonomia.
A credencial, que será emitida pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, dá acesso a quaisquer espaços de uso coletivo, públicos ou privados, incluindo os veículos de transporte coletivo e individual.
Até agora, a legislação tratava apenas dos cães-guia para cegos, baseada nas normativas federais. “Demos hoje um importante passo para Curitiba ser cada vez mais inclusiva”, disse Eduardo Pimentel. “É por este tipo de iniciativa e várias outras que somos a capital mais inovadora do país.”
Pimentel destacou que a promoção da inclusão de Pessoas com Deficiência é realizada de maneira permanente na capital, citando ações recentes como os mutirões de emprego, o programa Lazer para Todos e outros serviços prestados pelo município, como a Central de Libras.
“O mundo está sempre em evolução; na área da Pessoa com Deficiência não é diferente”, completou Denise Moraes, diretora do Departamentos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltando a necessidade de o município se manter sempre atento às novas demandas.” (…)
Bem Paraná
Deixe um comentário