Já havia anunciado o lançamento deste livro – Mente Afiada – algum tempo atrás. Como é um guia científico, fica fácil se situar o que deixamos de fazer ou fazemos em excesso para manter nosso cérebro em movimento. No momento estou lendo o capítulo “Alimento para o cérebro”.
Sanjay Gupta é uma referência na área, tem um passado que não o condena – muitos cientistas estão comprometidos com laboratórios ou alguma marca de produto – pode, portanto, ser mais confiável, ele mesmo afirma ” Eu me divirto com a quantidade de livros sobre dietas e afins lançada todos os anos, em geral em torno de campanhas “ano novo, você novo.”
Continua ele, “quantas vezes você pensou: paleodieta, cetogênica, sem glúten, pouco carboidrato, pouco colesterol, psicitariana, sem gordura, vegana, essa é apenas uma pequena fatia das dietas noticiadas nos últimos anos.” E nenhuma delas, segundo o autor, com comprovações científicas sólidas. Mais marketing e menos ciência.
Basicamente uma dieta equilibrada é a mais importante, dando maior importância ao que já sabemos: hortaliças frescas (especificamente, verduras como espinafre, acelga, couve, rúcula, mostarda em folhas, alface-romana); frutas vermelhas inteiras (não o suco); peixes e frutos do mar; gorduras saudáveis (como azeite extravirgem, abacate, ovo); nozes, castanhas e sementes.
Complemente com uma boa hidratação: o vínculo entre hidratação, humor e capacidade cognitiva é bem reconhecido.
Deixe um comentário